Alguns motivos que provam que você PRECISA deixar os arquivos em Cloud (Nuvem)

Você é um daqueles que tem medo de colocar os arquivos nas nuvens ? tem medo que alguém “roube” seus dados ? O seu gerente não concorda em usar nada dessas tecnologias ? Você prefere ter tudo em um PenDrive ou em um HD Externo ou até mesmo só no seu HD ligado no computador ou pior ainda, em um CD/DVD ? Saiba que você pode estar correndo risco de perder seus dados.

Muita gente tem medo de estar usando serviços de Cloud, mas e se eu disser que você pode ter um Cloud interno ? Sim isso é possível, muitas empresas fazem isso, afim de manter não só organizado os arquivos da empresa, maspara transitar estes arquivos entre outras coisas, FTP ? Já era nesse sentido. Estou aqui tratando de ou arquivos pessoais, ou coisas pequenas, não me refiro a dados gigantescos, esses com certeza precisam de uma tratatividade muito maior.

Algumas vantagens do Cloud (Nuvem):

1. Com o Google Drive é possível estar editando arquivos online ao mesmo tempo, isso é fantástico se você principalmente esta editando alguma coisa, também existe o Etherpad se você esta em uma empresa e quer instalar um local interno para isso.

2. Caso você não queira, não precisa instalar, a grande maioria das aplicações rodam na WEB, ou seja, basta uma internet e navegador para utilizar os serviços, claro, quanto a instalação de um software seja mais eficaz dependendo da utilidade que irá gerar, com isso os arquivos ficam disponíveis em qualquer lugar, por exemplo eu uso o Dropbox como ferramenta na faculdade, assim é possível ter tudo sincronizado, tanto com um grupo de amigos da sala de aula, quanto com outros computadores, garantindo assim uma forma de backup.

3. Se você tem servidores disponíveis para instalação de algum software, quero te apresentar o Alfresco ele é um software muito bom e eficaz para gerenciamento de conteúdo, com ele é possível fazer muita coisa na empresa, principalmente com workflow ou atribuição de tarefas, considero um dos melhores softwares que eu já vi até hoje OpenSource, com essa aplicação fica muito fácil trabalhar em equipe.

4. Mas ai você pode questionar a questão do espaço, afinal, gDrive tem 15gb, Dropbox só 2gb, Mega tem só 50gb, Flickr tem só 1TB, sim, eu uso o flickr como backup das minhas fotos, e claro, caso você queira você pode pagar por mais espaço.

5. E se você me questionar a respeito da “Segurança” dessas informações, bom, eu confio plenamente, digamos que praticamente 100% das minhas coisas estão nas nuvens, hoje se meu computador fosse roubado eu não perderia nada dele, meu celular a mesma coisa, todas as ferramentas que eu mencionei aqui neste post, trabalham com seguranças SSL, pode observar, sempre aparece https:// ou até mesmo tem alguma chave criptografica, como é o exemplo do mega.co.nz.

E ai gostou do post? Compartilha ai

Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto do post ? Deixe seu comentário que irei tirar sua dúvida, se necessário farei um post sobre o assunto relacionado.

2 ideias sobre “Alguns motivos que provam que você PRECISA deixar os arquivos em Cloud (Nuvem)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *