Pra que Cursos e Faculdades pagas se eu posso ter tudo gratuitamente?

Bom, essa é uma duvida que tenho tido nos últimos dias, na verdade desde que soube da realidade do Google Expert: Training Day um dia de curso no Google, podendo ter o seu nome impresso em um certificado do AdWords, o que antes tinha como ter, porém não era gratuito.

Google Expert Training Day

Depois disso comecei a pesquisar sobre cursos em várias instituições em São Paulo, para aproveitar o tempo de férias para algumas certificações, porém minha dúvida, estou atrás de conteúdo ou de certificações ? bem isso você realmente deve colocar na balança, lembre-se de Steve Jobs que não chegou a terminar sua graduação, bom, pesquisando sobre os cursos me deparei que consigo encontrar todos eles no YouTube, ou seja, pra que pagar “fortunas” se eu consigo ter o conhecimento da mesma forma ? Vi recentemente um curso com 8 horas de duração de uma pessoa que tem se destacado no mundo de mídias sociais pelo preço baratinho de R$ 890,00 – desculpe, mas é muito caro pra adquirir um conhecimento –

Hoje quando abri o YouTube me deparei com uma “novidade” (digo entre “aspas” pois nos Estados Unidos já é uma realidade), o YouTube Educação, o que vem a ser isso? nada mais nada menos do que vídeos do ensino médio e fundamental, é ai que está a pergunta, pra onde está caminhando a educação mundial?

YouTube Educação

Universia: um ramo do MIT (MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY) destinado ao público com cursos gratuitos, é possível encontrar uma gama de cursos e tudo de graça, mais de 700, ou seja, posso me “profissionalizar” tendo conteúdo gratuitamente, ou pelo menos adquirir um certo conhecimento.

Universia

O que falar do Khan Academy que entre tantas aulas se destacou por ser considerado um dos melhores professores de matemática do mundo ? É possível adquirir muito conteúdo ai também.

Khan Academy

E agora o mais novo, apresentado por mim pelo Fabrício Neto, enquanto discutia com ele sobre esse contexto, ele me disse do VEDUCA, achei simplesmente fantástico, também gostei de como eles distribuíram o conteúdo no site, estão presentes quase todas as principais faculdades do mundo, pelo menos na minha concepção: Berkeley; Columbia; Harvard; Michigan; MIT; NYU; Oxford; Princeton; Stanford; TED; UCLA; UFSC; UnB; Unesp; Unicamp; UNSW; USP; Yale.

V Educa

Claro, não estou aqui falando da possibilidade de fazer um curso de medicina a distância, ainda não, mas digo de pequenos cursos que acabamos pagando por eles e um valor nem sempre justo.

Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto do post ? Deixe seu comentário que irei tirar sua dúvida, se necessário farei um post sobre o assunto relacionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *