5 cuidados ao executar um tutorial Linux

Gostei muito deste artigo no Ubuntu Dicas que fala sobre quais os cuidados que devemos ter a seguir um tutorial, como eu faço muitos aqui no gInfoTec resolvi compartilhar, pois afinal não só meus tutoriais que vocês acabam vendo por ai: Cuidado com um tutorial linux. Um comando errado pode detonar seu sistema.

Este post foi retirado por completo de Ubuntu Dicas

A 2 semanas começou o meu martírio no Ubuntu e não foi por culpa do sistema, mas sim por eu ter confiança demais e detalhes de menos. Explico.

Tudo começou quando peguei uma dica no Facebook dizendo que eu iria aumentar o poder de processamento de minha placa de vídeo NVIDIA usando um programa “X” (não vou fazer propaganda) com um simples comando de instalação e ai a mágica surgiria.

Fiz isso, achando que eu daria conta do recado, pois como um ser como eu, que trabalha com Ubuntu a mais de 7 anos iria cair numa armadilha, tendo tanto conhecimento adquirido e muitos contatos de pessoas que poderiam me ajudar com um simples pedido, num é?

Começou o inferno

Ao dar re-boot, perdi o ambiente gráfico. Tentei de várias formas voltar mas não consegui. Parti para a “ignorância”, re-instalando o 13.04. Não consegui. Erros atrás de erros e acabei apelando indo para a versão 12.04.2 LTS, pensando que uma versão mais estável iria dar conta.

Perdi o Grub2 e lá fui eu usar o live-dvdr para instalar o Boot-Repair. GRUB2 de volta.

Pepois de queimar 2 dvd-r’s (meu pc não dá boot pelo pendrive), instalei o 12.04. Horas atualizando o sistema e instalando o mínimo, fiz a arte de atualizar o drive do NVIDIA por sugestão do programa da Valve, o STEAM.

Perdi o ambiente gráfico again!

Descobri que os drivers recomendados não eram recomendados! Fiz tudo de novo e aprendi a lição.

Ai, eu procurei por uma solução no site sobre Linux no Brasil mais antigo e conceituado e adivinham? Executei um comando que me fez PERDER vídeos, documentos, textos e outros que nem quero lembrar para não chorar aqui.

Por conta destas ações desastrosas, segue a minha lista de …

5 cuidados ao executar um tutorial linux

  • Não se desespere! Procure no Google por seu problema e veja se o tutorial é atual e não uma dica de 2009.
  • Nunca confie no primeiro link! Veja se sua questão foi respondida a contento lendo os comentários no blog ou nas redes sociais de quem postou.
  • Tutorial sem imagens é furada! Se o autor confia no que postou, porque a preguiça de postar prints de tela? Imagens podem e devem ilustrar melhor os passos a serem tomados e na boa, um bom autor deve ilustrar seus artigos para gerar confiança no que diz.
  • Pergunte à pessoas de sua confiança se tiver algum dúvida. Não tenha medo de ser humilde e pedir ajuda. Auto-confiança demais dá meleca.
  • O autor deve ter experiência. Um blog de alguns dias de vida não inspira muito, num é? Procure por fóruns e grupos de debates por pessoas que sabem do que estão falando.

Seguindo estes pequenos passos, fica fácil executar um tutorial Linux.

Todos os créditos do post Ubuntu Dicas

Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto do post ? Deixe seu comentário que irei tirar sua dúvida, se necessário farei um post sobre o assunto relacionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *