Usando a plataforma do gMail no seu domínio com o Google Apps

Olá, seguindo ao pedido de algumas pessoas, vou começar a postar algumas coisas que eu fizer testes, e vou começar com o uso do GoogleApps que conversando com o @paulinhocn ele me perguntou como funcionava o uso da plataforma do Gmail no meu dominio, ai resolvi fazer este post.

Vamos la.

Primeiro você precisa ter em mãos o acesso total ao seu dominio, incluindo a area de direcionamento personalizado de DNS, não sera necessário mudar os dns do dominio para apontamento de sites, mas tera que ser criado alguns CNAME ou seja, aliases em seu dominio.

neste post vou usar como exemplo o “dominio.com” lembrando que ele não me pertence.

Vamos acessar o endereço do Google Apps, basta clicar aqui
Você vera essa imagem abaixo:

Após clicar em “Veja os detalhes e inscreva-se”, você sera direcionado para uma pagina do Apps para usuários profissionais…

contudo você pode bem usar o apps do google para usuários Standard assim você tem a opção de usar o serviço de e-mail com base do gmail, com até 50 contas gratuitas. O link dele se encontra abaixo da opção: “Iniciar a Avaliação Gratuita” com o nome no link de “Conheça o Google Apps Standard”.
você tera uma pagina igual a essa, clique em “Primeiros Passos”

Coloque o nome do seu dominio, caso possua um, caso queira comprar siga os passos da aba: “Desejo comprar um nome de Dominio”

Faça sua inscrição no Google Apps preenchendo todos os campos necessários, como mostra na imagem abaixo:

Criando sua primeira conta, você pode criar o usuário que quiser, lembrando que você sera o usuário administrador dessa conta, nunca perca ou esqueça essa senha, você pode nunca mais recuperar seu acesso como admin.

Agora você irá acessar a parte de gerenciamento do Google Apps, ainda não é a plataforma de e-mails não, precisamos ainda confirmar o dominio sendo de propriedade sua, e o direcionamento do endereço do e-mail e mais.

Clique em “confirmar propriedade do dominio”

Você tem 2 opções de confirmar como proprietario do dominio:
a Primeira é:
Crie um arquivo de verificação HTML com o nome googlehostedservice.html , copie o texto especificado nele e envie para http://dominio.com/ .
google45f9756055e86a19 [esse é um exemplo do que o google apps gerou para mim]
Quando concluir as alterações, certifique-se de que possa visualizar o arquivo em http://dominio.com/googlehostedservice.html.

a Segunda é:
Efetue login no serviço de hospedagem do seu domínio e localize a página de gerenciamento de DNS. O local varia de acordo com o serviço, mas geralmente pode ser encontrado em Gerenciamento de domínio ou Configurações avançadas.
Use a string exclusiva a seguir para criar um novo registro CNAME para o domínio dominio.com:
google45f9756055e86a19 [esse é um exemplo do que o google apps gerou para mim]
Aponte o registro CNAME para:
google.com
Depois de efetuar as alterações, você poderá verificar se o registro existe fazendo uma consulta CNAME para http://google45f9756055e86a19.dominio.com . É possível localizar vários sites para realizar consultas CNAME automatizadas ao pesquisar pela consulta CNAME em http://www.google.com .

Feito uma das duas opções de verificação do dominio, você clica em “Verificar”

Depois de verificado você clica em Ativar o e-mail e os docs caso queira usar, e o gtalk também, o seu acesso padrão do e-mail será http://mail.google.com/a/[seudominio.com]
caso queira ele personalisado, exemplo: webmail.[seudominio.com].com você pode criar aliases de acordo com o seu gerenciador de conteudos, cada um é de um jeito, ai já é conteudo para outro post.

Boa Sorte, duvidas? deixe seu comentário.
Abraços, até mais

Uma ideia sobre “Usando a plataforma do gMail no seu domínio com o Google Apps

  1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles? I mean, what you say is fundamental and everything. Nevertheless imagine if you added some great visuals or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and videos, this site could definitely be one of the best in its niche. Fantastic blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *